top of page
Biblioteca

Histórico

           A Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina foi fundada em 1º de Outubro de 2012, com o objetivo de fomentar, estimular e prover de maneira sistemática e continuada a cultura em todos os níveis no âmbito das duas Corporações que lhe dão respaldo: a Polícia Militar de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Militar do mesmo Estado. Seus integrantes são militares estaduais da Ativa e da Reserva das duas instituições. A área técnica, o resgate da rica História das duas Corporações (a Polícia Militar desde 1835 e o Corpo de Bombeiros Militar desde 1926), como também a Literatura na sua forma ampla de conto, crônica, poesia, ensaio e biografia, são seus objetivos culturais permanentes, como também parceria constante e fraterna com as instituições e sodalícios da cultura catarinense.

A Academia foi instalada no dia 25 de outubro de 2012 em cerimônia solene na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, com a presença do universo cultural da região da grande Florianópolis, através de suas Academias de Letras e entidades lítero-culturais. Sua sede situa-se na Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares Estaduais, na rua Lauro Linhares, Trindade, Florianópolis. Participaram de sua fundação e instalação dezessete policiais e bombeiros militares da Ativa e da Reserva, que reuniram mérito através de sua atuação no contexto cultural das suas Corporações.​

Eis as cadeiras hoje, já aumentadas por concurso, e seus ocupantes, com os respectivos patronos:

 

           A lei municipal 9. 608 de 15 de agosto de 2014 considerou a entidade de utilidade pública municipal. Foi projeto do vereador e presidente da Câmara César Luiz Belloni Faria, que ganhou o diploma de Amigo da entidade (2014). Em 2013 a ACORS e a ABVO fizeram jus ao mesmo diploma, pelo apoio decisivo que vêm prestando ao nosso sodalício. Com a medalha Almesc, anual, foram agraciados os escritores Artemio Zanon (2013) e Nereu do Vale Pereira (2014), pelo vulto de sua obra literária. 

O Estatuto da ALMESC prevê em seu artigo 1º que: 
A Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina, doravante denominada Academia, pessoa jurídica de direito privado, com fins sociais, não econômicos e de duração ilimitada, (...) é constituída de escritores policiais militares e bombeiros militares, da Ativa e da Reserva do Estado de Santa Catarina, que se dediquem ao estudo e publicação de obras que espelham a Filosofia e a Técnica na área de Segurança Pública, no resgate da História das Corporações e seus vultos e o fazer literário de maneira geral nas áreas de conto, poesia, crônica, ensaio, crítica literária e romance.

FINALIDADE DA ACADEMIA:

a.    Cultivar as relações entre os escritores, estimulando o intercâmbio de informações na área da Segurança Pública, História da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar e Literatura em Geral;
b.    cooperar com os órgãos de classe e entidades afins em seus objetivos culturais e sociais;
c.    constituir foros de estudo e veiculação na imprensa dos assuntos de Segurança Pública em geral, criando nova geração de pesquisadores em Santa Catarina;
d.    desenvolver atividades e estudos de segurança pública, como também na área literária em geral, junto ao poder público, escolas, empresas, clubes de serviços e instituições sociais voltadas ao saber literário;
e.    instituir concursos literários bem como promover Encontros, Fóruns, Congressos e Seminários nas áreas de saber já especificadas;
f.    criar biblioteca voltada à valorização do escritor militar estadual, com visitação acessível à classe e à comunidade;
g.    manter arquivo destinado a conservar a documentação relativa a cada acadêmico;
h.    promover cursos de produção literária, veiculação de impressos e participação em feiras de livros;
i.    realizar sessões literárias, de confraternização e estudos acadêmicos nas áreas de segurança pública, história e literatura em geral, com debates a respeito de autores nacionais e estrangeiros, com ênfase para autores policiais e bombeiros militares;

Livros publicados pelos acadêmicos a partir da criação da Academia em 1º de Outubro de 2012:

 

1 - Memória Militar Estadual (resenha do centenário da PM e pequenas biografias de oficiais já falecidos e dos oficiais mais antigos, além de notícia sobre a fundação da Academia). Autor: Coronel Roberto Rodrigues de Menezes, Cadeira 2.

 2 - Castelo Azul – Tomo I da trilogia de Castelos - livro de poemas comemorativo ao ingresso do autor, Roberto Rodrigues de Menezes, na Academia Desterrense de Letras.

3 - 10º BPM – Os primeiros vinte e cinco anos – Obra do vice-presidente da Academia, Tenente Coronel Paulo Roberto Bornhofen, que narra a trajetória do valoroso batalhão do vale germânico no seu primeiro quarto de século de atividades.

4 - Arcanjo – Livro que relata a origem do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), elaborado a quatro mãos pelo acadêmico Coronel Álvaro Maus e o Tenente Coronel Edupércio Pratts, comandante daquela briosa Unidade.

5 - Epicentro de uma tragédia – Relatos de dramas de policiais e bombeiros militares que estiveram no centro da catástrofe que atingiu Santa Catarina em Novembro de 2008. Obra do Tenente Coronel Paulo Roberto Bornhofen, lançada na Fundação Blumenauense de Cultura no mês de março.

6 – Vida de caserna – Biografia do Coronel Francisco Antônio da Silva – Editora Insular – obra de José Geraldo Rodrigues de Menezes.

7 – Para Portugal, terra mãe – obra de Roberto Rodrigues de Menezes editada em Lisboa, Fênix Editora. Poemas clássicos. Coordenada pelos escritores portugueses Maria do Carmo Vasconcelos e Henrique Lacerda Ramalho.

8 – Castelo Púrpura – Tomo II da Trilogia de Castelos de Roberto Rodrigues de Menezes – Editora Papa-livro.

9 – Águia Urbana – obra de Alessandro José Machado lançada na Livraria Curitiba em Joinville. Helicópteros da PM em ação.

10 – 1ª Antologia da Academia de Letras dos Militares Estaduais. – Editora Papa-livro.

11 – Polícia Militar de Santa Catarina, origens e evolução – Andrei Francisco Fernandes – Editora Papa-livro.

12 – Andando por aí – crônicas da ilha – obra de Luiz Antônio Cardoso. Editora Papa-livro.

13 – Castelo Verde – Tomo III da Trilogia de Castelos – Roberto Rodrigues de Menezes – Editora Papa-livro.

14 – Prevenção de Incêndios – obra de Luiz Antônio Cardoso – Editora Papa-livro.

15 – No tempo do Coronel Lopes – obra em segunda edição revista e ampliada de Edmundo José de Bastos Júnior.

16 - Livro dos Patronos 1 – obra da própria Academia em seu volume primeiro, a ser lançada em 2015 – Editora Papa-livro. 

 

Como se pode aquilatar, nossa produção acadêmica tem sido considerável, para os nossos primeiros dois anos de vida.


 

Coronel Roberto Rodrigues de Menezes

Presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina.

bottom of page